Porque crianças devem receber massagem?

Porque crianças devem receber massagem?

crianças que recebem massagem são mais felizes e menos ansiosas

Se você tem filhos, mas nunca viu a necessidade de introduzir a massagem na rotina deles, vamos lhe apresentar agora alguns motivos pelos quais a farão mudar de idéia. Vários estudos relatam que sessões de massagem em crianças, inclusive as menores, aumenta a imunidade, favorece o bem estar físico e emocional e dentre as descobertas mais significativas estão a melhora no crescimento, devido ao relaxamento e a diminuição dos hormônios do estresse. A massagem é uma das técnicas mais antigas, de baixo custo, que não necessita de avanços tecnológicos, e o mais legal, que você também pode aprender para aplicar em seu filho(a), o que melhorará inclusive a relação de afeto entre vocês.

Descubra mais sobre os benefícios da massagem em crianças:

Um estudo, feito em 1997, que estudou a diminuição dos níveis de glicose no sangue de crianças diabéticas, acompanhou durante um mês um grupo de pais fazendo massagem em seus filhos com diabetes melitus, e observou que o nível de glicose nas crianças caiu de uma média de 158-118 mg / dl , promovendo também a melhoria no cumprimento da dieta alimentar destas crianças. Os autores também relataram que ambos, os pais e crianças, se sentiram menos ansiosos e deprimidos neste período.

Sessenta alunos do ensino fundamental que apresentaram problemas de comportamento em sala de aula após o furacão Andrew na Flórida – Estados Unidos, receberam Massagem durante 8 dias. Um mês após o furacão as crianças estavam passando por um estresse pós-traumático grave. Em comparação com um outro grupo de crianças, aquelas que receberam as Massagens relataram se sentir mais felizes e menos ansiosas e tiveram níveis mais baixos de cortisol salivar após a terapia. Além disso, o grupo mostrou menores índices de Ansiedade e Depressão. As mesmas crianças tiveram seus desenhos comparados com crianças que não receberam a massagem e seus desenhos se tornaram menos depressivos.

A massagem também se mostrou eficaz minimizando o estresse em recém nascidos prematuros em UTI. Devido ao alto nível de ruído, luminosidade, frio, manuseio excessivo, o ambiente de uma UTI é extremamente desgastante ao recém nascido, vários são os estresses causados ao neonato, como a interrupção do ciclo do sono, desconforto e dor.
 A massagem terapêutica vem sendo bastante usada nesse meio, por ser um recurso simples e humanizado. Os bebês estimulados, em média, tiveram maior ganho de peso, ficam acordados e ativos por um período mais longo e tiveram melhores resultados na escala Brazelton.

Testaram a aplicação de massagem em algumas crianças, aparentemente mais agitadas e com dificuldade de concentração, em idade pré escolar. Os estudos mostraram que durante o período que receberam massagem, essas crianças se mostraram mais envolvidas com as atividades escolares, apresentaram menos brincadeiras solitárias e menos agressivas. Isso porque a massagem nos alunos pôde aumentar a circulação sanguínea no corpo, melhorar a respiração, aumentar a concentração e o QI, reduzir o estresse, a dor, a raiva e a agressividade, além de permitir um sono reparador. Tudo isso junto elevaria sua capacidade de aprendizado. 

até as crianças menores se beneficiam da massagem

Outra comprovação que temos do efeito da massagem em bebês foi constatada testando pais que fizeram massagem durante 1 mês em seus bebês diariamente por 15 minutos antes de colocá-los na cama, esta rotina proporcionou melhor interação no comportamento de suas crianças do que os pais que não mantinham esta prática. Em especial para os bebês, existe uma técnica bastante conhecida chamada Shantala, que proporciona inúmeros benefícios ao seu filhote: mais calma, menos cólica e um soninho tranquilo.

Fontes:

  • Field, T., Seligman, S., Scafidi, F., & Schanberg, S. (1996). Alleviating posttraumatic stress in children following Hurricane Andrew. Journal of Applied Developmental Psychology, 17, 37-50.
  • Field, T. (1990). Alleviating stress in newborn infants in the intensive care unit. Perinatology, 17,1-9.
  • Escalona, A., Field, T., Cullen, C., Hartshorn, K., &Cruz, C. (In Review). Behavior problem preschool children benefit from massage therapy. Early Child Development and Care.
  • Cullen, C., Field, T., Escalona, A., & Hartshorn, K. (In Review). Father-infants interactions are enhanced by massage therapy. Early Child Development and Care.