Os benefícios da Drenagem Linfática em gestantes
Durante a gravidez, a gestante apresenta importantes mudanças corporais como consequências de alterações fisiológicas de natureza anatômica, hormonal, e bioquímica. O aparecimento de sinais e sintomas, como dores de cabeça, tonturas, enjôos, cansaço fácil, fadiga constante, dores lombares e edema, principalmente em membros inferiores são relatos habituais e achados frequentes ao exame físico durante a assistência pré-natal .(LEBECH et al.,1996).
Algumas destas queixas desaparecem ao longo da gravidez, outras diminuem sua expressão e outras permanecem, ou mesmo se intensificam, principalmente durante o terceiro trimestre. O inchaço nas pernas e pés é um dos sinais mais comuns neste período, destacando-se como um dos mais desconfortáveis para as mulheres afetadas, pois, com frequência, associa-se a sintomas como dor, cansaço, sensação de peso nos membros inferiores, além do componente de estético que tanto incomoda as mulheres (Bamighboye e Hofmeyer, 2006).
Um procedimento que ajuda a resolver este incômodo é a drenagem linfática manual, técnica de massagem cada vez mais empregada por seu ótimo resultado na diminuição edema, e sensação de relaxamento e alívio de dores. Leveza de pernas são alguns dos relatos e vantagens conseguidos com a drenagem linfática (White e Burt, 1999; Marx e Camargo, 2000; Woods, 2003: Dos et al., 2005; Felty e Rooke, 2005; Godoy et al., 2005).
As manobras utilizadas na drenagem linfática manual são superficiais, feitas num ritmo contínuo e lento para que a linfa seja conduzida gradativamente, de forma progressiva e harmônica. A pressão deve ser leve e suave, de modo a preservar a integridade dos delicados vasos capilares que são a principal via de drenagem do linfedema (Marx e Camargo, 2000)
Nos três primeiros meses de gravidez ocorrem muitas mudanças hormonais e fisiológicas no corpo. Contudo, uma vez que este é um período delicado e importante para a gestante, é melhor evitar qualquer interferência e possível complicação. Assim, a massagem na área abdominal é contraindicada nessa fase. Também é contraindicada enquanto ocorrem enjoos matinais ou vômitos.
Durante a gravidez é normal ficar com sistema imunológico enfraquecido, devido às alterações hormonais e às mudanças no corpo, sendo necessário ter atenção redobrada para evitar problemas como gripes e infecções urinárias. Para evitar complicações, é importante sempre ir às consultas de pré-natal, fazer uma alimentação rica em frutas e legumes ricos em antioxidantes, e tomar as vacinas para gripe durante a gestação.
A drenagem linfática ajuda a melhorar a imunidade da gestante porque transporta as toxinas, através sistema linfático para os linfonodos, onde o corpo consegue livrar-se dessas substâncias tóxicas com mais facilidade. Este sistema é vital para o sistema imunitário. Por estes motivos sua aplicação se torna tão benéfica às gestantes após o primeiro trimestre de gravidez.
Em nossa clínica oferecemos o serviço especializado de Drenagem Linfática para gestantes. Basta entrar em contato conosco através do nosso telefone (21)3186-8250 e solicitar informações sobre preços e pacotes.